MAIS LIDAS

Postado por: Marcovic 4 de out. de 2013


Atenção! Para que esse tutorial funcione corretamente, é necessário exibir as extensões de arquivos conhecidos do Windows. Se não sabe exibir, Clique aqui.
Por muitas vezes acontece de encontrarmos vários arquivos com uma mesma extensão, sendo essa desconhecida para o Windows ou está selecionado um programa que não é capaz de reconhecer esse arquivo, mas se você sabe qual é o programa consegue visualizar os arquivos. Basta mudar a extensão, porém se forem muitos arquivos; o trabalho de selecionar arquivo por arquivo, renomear e mudar a extensão pode ser muito cansativo.
Depois de tentar vários programas sem sucesso, finalmente consegui achar um comando que faz o que eu realmente queria. Que era mudar todas as extensões de arquivos de uma só vez.
Como por exemplo, “você tem vários arquivos com a extensão; ”.img” e você renomeou o arquivo para a extensão “.jpg” e seu visualizador de imagens, te mostrou que é uma imagem/foto. Agora você quer ver todas outras e não quer ter o trabalho de mudar extensão de arquivo um por um.


O comando é simples:
  • ren  *.[extensão do arquivo que quer mudar] *.[ extensão a que vai ficar]
Vamos seguir o exemplo acima, nesse caso o comando ficaria assim:
  • ren *.img *.jpg
Dessa maneira todos os arquivos (.img) da pasta ficarão com (.jpg).
Entendendo o código: (*) representa TODOS para o Windows, ou seja, o Windows irá mudar TODOS – não importando se tem dois, dez, mil ou mais arquivos com essa extensão – os arquivos na extensão (.img) para a extensão (.jpg).

Agora que vocês já conhecem e entendem o código, vamos colocá-lo em pratica.
Na Área de Trabalho ou em qualquer pasta do Windows, mas de preferência na pasta que você quer mudar os arquivos. Clique com botão direito do mouse e crie um novo documento de texto.
Clique duas vezes para abrir o documento de texto e digite o código referente às extensões que quer mudar.
No meu exemplo, ficou assim:

Pois, eu quero mudar todas as extensões desses arquivos de (.img) para (.jpg).
Agora é só salvar (Ctrl + S), e renomear o arquivo; novo documento de texto para rename.bat.

Clique em Sim.
Se você criou esse arquivo dentro da pasta que quer alterar as extensões dos arquivos é só clicar duas vezes e pronto, mas se não; copie o arquivo rename.bat e cole dentro da pasta que quer fazer a alteração, agora execute(clicando duas vezes).



Pronto! Todos os arquivos foram alterados em simultâneo, sem a complicação de mudar a extensão um por um. Se esse tutorial, lhe foi útil. Comente, faça pedidos; isso nos motiva e nos ajuda a crescer.

{ 66 comentários... ler abaixo ou Comente }

  1. Finalmente um método que funcione e ainda seja simples de usar, muito obrigado foi de grande ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma satisfação enorme, poder ajudá-lo(a).

      Excluir
    2. Pessoal, eu não estou conseguindo. Quero converter arquivos com extensão STY para MIDI. Faz um tempão q estou tentando rs. São mais de 600 arquivos, ou seja, não dá pra mudar um por um rsrs. Please, help me!!!!

      Excluir
    3. Pessoal, faz um tempão q estou tentando converter uns arquivos aqui de extensão STY para MIDI. Infelizmente, ainda não consegui rs. Coloquei "ren" de todo jeito, e nada kkkk. Please, help me. São mais de 600 arquivos, ou seja, não dá pra mudar um por um. Preciso de uma ajudinha urgentemente. Desde já, agradecido pelo retorno de alguém!!!!

      Excluir
    4. pessoal, em 1982 eu fazia isso facil facil, mas a modernidade com windows me bloqueou em tudo ... obrigado por me lembrar dos arquivos .bat
      vcs sao demais, estao no presente, mas nao esqueceram o passado... meus parabéns e obrigado ...haaaa meus tempos de DOS

      Excluir
  2. Muito bom! simples e direto! você também poderia executar o comando diretamente no prompt do DOS, bastando acessar a pasta onde os arquivos estejam salvos.;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela contribuição, fiz o teste e realmente funciona! Depois edito a postagem, adicionando esse método.

      Excluir
  3. valeu cara! Nossa você me rendeu horas de trabalho!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, simples prático e extremamente eficaz !!!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom!!! Obrigada pelas dicas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi nada, fico feliz em saber que o tutorial lhe serviu.

      Excluir
  6. Excelente, eu estava com muitos arquivos em pdf, só que sem a extensão, então eu fiz o comando assim "ren *. *.pdf" e funcionou. Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a sua dica me ajudou mt pq nao tinha q mudar de uma pra outro e sim definir. baixei o naruto classico e veio seme xtensão ai com isso joguei extensao .mp4 em 220 arquivos mt obrigado mesmo

      Excluir
  7. Muito Obrigado,

    Poupou-me horas de trabalho :D

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. como faço para um arquivo sem extensão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio é simples. Apenas clique com o botão direito do mouse em cima do arquivo sem extensão, vá em "Renomear" e ao fim do nome do arquivo coloque a extensão desejada. Por exemplo; você tenha uma foto sem extensão e o nome do arquivo dela é "Foto2014", apenas renomeie a mesma para "Foto2014.jpg" (mesmo ela estando em outro formato como .png ou .gif) o visualizador de imagens a exibirá normalmente.

      Excluir
  9. Muito bom!!! Funcionou perfeitamente! Renomeei 7.000 arquivos duma vez só! Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi nada Caê Zito. Fico feliz em ajudá-lo.

      Excluir
    2. E como renomeio todos ao mesmo tempo mas em pastas diferentes ?

      Excluir
  10. Muito obrigado! Me evitou uma tendinite.

    ResponderExcluir
  11. Muito Bom!

    Achei muito bom mesmo... sei que existem várias outras soluções e brincadeiras utilizando o mesmo método com o arquivo .bat, já ví alguns amigos fazendo mas não lembro bem como foi... será que você tem mais alguma dica pra nos dar, ou melhor, pode mandar um link de algum texto ou site onde possamos aprender mais sobre o assunto caso você possa revelar a fonte. Desde já agradeço! Nunca tinha entrando no seu blog mas acabei de virar seu fan kkkkkkkkkk Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite! Laudemir Vasconcelos Santos, obrigado pela atenção e os agradecimentos. Como você mencionou tem muita coisa interessante que se pode fazer com arquivos .bat. Sobre fonte aonde eu pego os comandos, na verdade não tenho, é tudo meio na marra, e quando necessito de algo, busco na web, descubro alguns comandos e uso de acordo com a necessidade. Mas como você está querendo algo mais concreto, indico o DevMedia. Têm muito assunto bom lá, inclusive sobre .bat. Abraços.

      Excluir
  12. Maravilhaaaa!!!! Deus o abençoe por compartilhar este conhecimento tão precioso que nos livra de tanto trabalho. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  13. Isso que eu chamo de FACILIDADE! Muito obrigado, me ajudou muito mesmo! Tu é o cara.

    ResponderExcluir
  14. Respostas
    1. Seus arquivos estão aparecendo o formato no nome?
      como esta o nome do arquivo "arquivo" ou "arquivo.jpg"?
      tem que estar aparecendo o formato para dar certo.

      Excluir
  15. olá,
    você sabe como fazer o .bat para renomear em varias pastas ao mesmo tempo, sem ter que colocar o .bat dentro de cada para para executar, pois este bat alterar as extensões apenas nos arquivos da mesmo pasta que ele se encontra.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  16. Eu agradeço a valiosa ajuda , pois esta é uma dica que vai tornar prática a vida de muita gente.

    ResponderExcluir
  17. Eu tinha excluido sem querer todas as fotos do celular.
    Ai recuperei, porém todas vieram com formato .tmp
    ai esta mudando manual para jpg, mas eram mais de 4000 arquivos.

    Muito obrigado pela ajuda.
    Excelente tutorial. =]

    ResponderExcluir
  18. como eu faço isso com arquivos que não possuem extensão ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples, só não colocar extensão! Por exemplo, se quiser renomear uma porção de aquivos sem extensão para .jpg, faça dessa forma: ren *. *.jpg

      Excluir
  19. Marcovic, tudo bom meu pc entrou um vírus e todos meus arquivos ficaram com extensão dupla, tipo ( foto.AVI.RDM) ou seja apareceu esta extensão RDM.
    existe alguma maneira de converter isso ou retirar o RDM, nada mais funciona nem foto, nem video etc....
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edmilson leal, se quiser remover extensão de alguns arquivos é só deixá-los sem extensão, dessa forma: ren *.rdm *.

      Excluir
  20. Cara Show de bola! Cheguei a baixar uma bosta de programa, chamado FIleRenamer, que nao funcionou e voce num simples bloco de notas, deu a luz! Valeu pela dica

    ResponderExcluir
  21. boa noite, estou com um problema um pouco diferente, um vírus alterou os nomes de duas pastas que continham vídeos (. mp4) e mudou todos os arquivos para "arquivo (1).00000000", "arquivo (1).00000001"..... quando vou executar o comando ensinado aqui ele dá um erro, dizendo que existe arquivo duplicado. alguém pode ajudar nessa situação???

    obrigado

    ResponderExcluir
  22. NAO CONSEGUI :(
    FIZ TUDINHO, RENOMEEI E FICOU POR ISSO MESMO. NAO APARECE ESSA CAIXA QUE TEM OÇÃO DE RESPOSTA " SIM OU NAO"

    ResponderExcluir
  23. Perfeito !!! Resolveu meu problema com simplicidade e objetividade. Parabéns e Muito Obrigado. \o/ \o/ \o/

    ResponderExcluir
  24. Show. Excelente dica. Eu estava a mudar 185 arquivos manualmente. Agora to dando risada...vlw maninho.

    ResponderExcluir
  25. Muito show esse comando muito obrigado

    ResponderExcluir
  26. PAAAAAAAAAAAARABENNNNNNNNNNNS CARA!!!! VOCÊ MERECE TODOS OS ELOGIOS.
    ESTAVA PRECISANDO MUDAR A EXTENSÃO DE MAIS DE 8000 FONTES, COM ESSE MÉTODO FOI EM UM MINUTO ALGO DE MUITOS E MUITOS DIAS. VAAAAAAAAAALEUUUUU. UM ABRAÇO
    AINDA BEM QUE EXISTE PESSOAS COMO VOCÊ QUE COMPARTILHA ESSAS INFORMAÇÕES. OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  27. Obrigado pela ajuda!

    Salvei seu blog nos meus favoritos!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  28. Valeu, caras! Nem me lembrava mais dos comandos .bat do velho MS-DOS. Ajudou muito.

    ResponderExcluir
  29. Nunca vi um tutorial tão fácil! Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  30. peguei essa dica neste site, pela data foi postado antes de tu, excelente trabalho pois você adicionou fotos vlw.

    ResponderExcluir

Seu comentário pode ser muito útil para alguém!
Comente, opine, exponha suas ideias!

. : : © 2011- Todos os Direitos Reservados, PCiGames - Tecnologia do Blogger - Desenvolvido por Johanes Djogan : : .